terça-feira, 5 de abril de 2016

A casinha de brincar

Depois da partilha feita pelas crianças da sala da Mónica, a Joana e a Fátima ficaram a refletir o quanto os bebés gostaram de explorar as caixas do comboio. Foi então que pensámos juntas que se poderia construir uma caixa sensorial que possibilitasse aos bebés variadíssimas explorações sensoriais, motoras e cognitivas.
 
Foi então que a Joana nos surpreendeu com uma linda caixa sensorial que parece mesmo uma casinha. Com variadíssimas possibilidades de exploração os bebés foram desafiados a entrar e sair, a espreitar à janela, às portas ou mesmo do telhado, a tocar em variadas texturas que foram colocadas dentro e fora da casinha, a observarem-se ao espelho, a agarrar, baloiçar e saborear alguns objetos que foram pendurados com trapilho no telhado… enfim foram tantas as possibilidades que os bebés tiveram para explorar que nem imaginam! Quer deitados, sentados, de gatas, ou mesmo de pé, as possibilidades são imensas.
 
 
 
Para a criança pequena é uma atividade repleta de sentido, visto que a própria exploração é fonte de prazer: o seu interesse está todo voltado às suas experiências sensório motoras desencadeadas pelas ações sobre os objetos, que possibilitam a descoberta, o conhecimento. Bresciane, 2003

2 comentários:

  1. Excelente ideia... esta da casa multimedia (sem fios...). Apetece ter uma lá em casa, no quarto dele... Obrigado !

    ResponderEliminar
  2. Hola podrian ampliar información del autor de la frase citada? Bresciane
    Gracias Jeniffer

    ResponderEliminar